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Saúde Nutrição

Experiente em supermercados: como fazer compras uma vez e comer por duas semanas

Como você faz compras para algumas semanas sem que toda aquela comida estrague - ou suas refeições se tornem chatas?

01/03/2021 14h18
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Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Izabela Alves
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

É uma habilidade útil, não importa o que o mantém em casa, se você está se protegendo de um vírus, se recuperando de uma cirurgia no tornozelo ou simplesmente é avesso a ir ao supermercado a cada três dias. 

O segredo para uma compra de duas semanas no supermercado é comprar itens que tenham uma vida útil longa e sejam versáteis. Pense em alimentos que servem a várias receitas e, opte por itens que você já conhece e gosta. 

Outra dica: faça amizade com seu freezer. Frutas e vegetais congelados e pré-cortados são geralmente tão nutritivos quanto frescos, então pegue alguns pacotes de seus favoritos. E você pode congelar a maioria dos itens refrigerados perto do vencimento - de pão fatiado a frango fresco - para uso posterior sem prejudicar a qualidade. 

A lista de compras a seguir é feita para misturar e combinar, então deixe-se improvisar com combos. Leia a lista de produtos básicos de supermercado que permanecem bons por pelo menos 14 dias:

Produtos frescos: Frutas cítricas, como laranjas e limões, cenouras, salsão, beterraba crua, repolho, batatas, cebolas e alho.

Carne e laticínios: Queijos firmes ou semi-firmes, como cheddar, parmesão e Iogurte grego puro, peito de frango cru, e ovos.

Itens congelados: Tiras de pimentão, arroz de couve-flor e floretes de brócolis.

Grãos e outros itens de despensa: Grãos secos e não cozidos, como arroz integral, aveia, nozes sem sal, como amêndoas fatiadas, frutas secas, como cranberries ou damascos, biscoitos de arroz e pão pré-fatiado.

 

*Coluna Educação Nutricional. Primeira Leitura. | Texto escrito por Izabela Alves. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

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EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Sobre EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
A coluna promove a boa nutrição de maneira leve e informativa. IZABELA ALVES é Nutricionista (UERJ) especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva (UNESA). É Mestre e Doutoranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO). Atua como Professora Universitária e realizou recentemente um Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho, em Portugal.
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