Você começa o dia com boas intenções: aveia e frutas no café da manhã, uma salada de frango grelhado perfeitamente temperada no almoço e muitos palitos de vegetais frescos para lanches. Você até come um jantar saudável. Então a noite cai e todas as boas intenções se desvanecem. Uma viagem ao freezer para pegar uma bola de sorvete se transforma em duas, seguidas de alguns punhados de batatas fritas.
O que está acontecendo aqui? Embora aderir a qualquer plano de alimentação saudável dê trabalho, muitas pessoas relatam que na maioria das vezes tropeçam à noite, quando terminam o trabalho ou outras tarefas diurnas e afrouxam o cinto.
A boa notícia é que comer à noite não leva necessariamente ao ganho de peso: apesar do mito inflexível de que as calorias consumidas à noite são metabolizadas mais lentamente do que as consumidas durante o dia, a verdade é que é quantas calorias você consome, não quando você os consome - isso importa. O perigo real de comer à noite é que muitas vezes resulta de padrões de alimentação pouco saudáveis, não da fome. Aqui, damos uma olhada em alguns dos motivos pelos quais você pode ir para a cozinha depois que o sol se põe - e oferecemos soluções simples para mantê-lo na linha até de manhã.
No meio de um dia louco no trabalho, você está muito ocupado para pensar em como está estressado. Então, à noite, o estresse pega você. O melhor plano de ataque? Desenvolva uma estratégia sem alimentos para desestressar. Encontre domadores de tensão alternativos. Poste na sua geladeira uma lista de 10 analgésicos não alimentares (como ler um bom livro e tomar um banho quente). Antes de ceder à vontade de fazer alarde, verifique a lista e escolha uma dessas coisas para fazer.
*Coluna Educação Nutricional. Primeira Leitura. | Texto escrito por Izabela Alves. Todos os direitos reservados.
**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 21° Máx. 28°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.