Quarta, 03 de Março de 2021
35 99846-1246
Nossos Versos Ideia Fluir

Ninguém está pronto para a primeira vez de nada

Esse é o vigésimo artigo da série Reflexões – uma vida em movimento, escrito exclusivamente para o Primeira Leitura.

10/02/2021 10h21
639
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Inaê Leandro
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

O artigo de hoje é uma reflexão muito profunda que me ocorreu em fevereiro desse ano, quando eu estava prestes a viajar pela primeira vez para outro país. 

Eu nunca tinha viajado de avião, nunca havia passado por uma imigração. O máximo que eu havia chegado de uma experiência internacional, foi quando fui ao aeroporto recepcionar um amigo que veio de Camarões e mais recentemente outro amigo vindo da Suíça. 

Estava apreensiva e no dia da viagem, conferi tudo muitas vezes... Nem tanto as malas, mas sim os documentos... E se a imigração me fizesse uma pergunta para qual eu não tinha resposta? O que eles perguntarão? Será que o avião vai cair? Essas eram as perguntas. 

No fim, deu tudo certo na imigração, demorou poucos minutos e tive o passaporte carimbado pela primeira vez! Foi um mês maravilhoso em Londres e apesar de ter que voltar antes para o Brasil e não conseguir visitar outros países como eu havia previsto, foi a melhor experiência da minha vida. 

E de pensar que no dia da viagem eu chorei e quase desisti... Ainda bem que não desisti!

Tenho notado que essa sensação de não estar preparado, de sentir medo, é algo comum quando enfrentamos algo pela primeira vez ou algo novo – o primeiro emprego, um emprego novo, um novo cargo, uma nova faculdade/ escola, o primeiro relacionamento e até casamento!

Conversando com pessoas que se casaram perguntei-lhes se eles se sentiam prontos. Todos os casais falaram que não. Amam as pessoas com quem se casaram, mas sentiram um frio na barriga.

A verdade é que ninguém está 100% preparado para a primeira vez de nada na vida.

Depois da viagem que havia me provado isso, vivenciei outra situação que me reafirmou sobre... Eu recebi uma promoção no trabalho. Após mais de três anos em um mesmo setor, concederam-me uma oportunidade em algo totalmente diferente. 

Em um primeiro momento (e diria nas primeiras semanas), o sentimento era de inadequação. Minha mente dizia o tempo todo que eu não era qualificada o bastante para aquilo. Senti falta dos meus antigos colegas, em especial os que convivi durante quase todos esses três anos. 

Em uma conversa com a gerente do meu antigo setor, que foi quem fez a indicação para o novo cargo, ela me disse: “Se você não tentar, nunca saberá se consegue ou não. Tenta.” 

E estou tentando há três meses. Hoje, sinto-me mais tranquila. Ainda sinto falta dos meus antigos colegas e sempre que posso, falo com eles. Porém, é para frente que se anda não é mesmo? Eu tentei e você também pode tentar.

Lembre-se sempre de que se você for esperar sentir-se completamente preparado (a) para as coisas, possivelmente não terá muito progresso.

Ninguém está preparado para a primeira vez de nada!

“Se você não tentar, nunca saberá se consegue ou não. Tenta.”

 

*Coluna Re-Pense. Primeira Leitura. | Texto escrito por Inaê Leandro. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
RE-PENSE
Sobre RE-PENSE
Blog autoral de reflexões pessoais. Inaê Leandro é campo-belense e foi finalista do Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal, em 2013. É formada em Administração e fez o curso técnico em Segurança do Trabalho. Possui MBA em Economia Financeira e é autora de dois livros: Eu Construtor de Mim (2016) e rePENSe (2018). Foi escritora e tradutora da More Good Foundation no Brasil por mais de 3 anos. Atualmente escreve para o Family Search no Brasil e ainda é Ciclista, praticante de Yoga e meditação.
Campo Belo - MG
Atualizado às 08h45 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 29°

24° Sensação
19.4 km/h Vento
57.9% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias