Segunda, 18 de Janeiro de 2021
35 99846-1246
Esporte Campo Belo

Ryan e Guilherme: o começo de duas promessas esportivas

Eles tiveram que sair de casa cedo e cada um reagiu de uma forma.

14/12/2020 05h52 Atualizada há 1 mês
673
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Athos Oliveira
Promessas esportivas de Campo Belo. (Imagem: Athos Oliveira)
Promessas esportivas de Campo Belo. (Imagem: Athos Oliveira)

Um encontro no cartão postal da cidade. Um lugar onde tantas famílias e pessoas se encontram pra conversar e falar dos mais diversos assuntos. Essa é a praça Conego Ulisses onde estavam duas promessas do esporte, que são da cidade de Campo Belo, que vivem longe da família e da cidade onde nasceram. Esta é a realidade de Ryan de 17 anos e Guilherme de 14 anos, que estão em dois lugares distantes, por dois sonhos diferentes. Ryan é Ala do Basquete do Olímpico, que é um clube da capital mineira, enquanto Guilherme é jogador das categorias de base do futebol do Avaí de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Ambos, tiveram seus primeiros passos na cidade natal. 

Eles tiveram que sair de casa cedo e cada um reagiu de uma forma. Guilherme conta que o nervosismo foi muito grande, por ver que ali estava uma grande oportunidade de sua vida, de mostrar o seu futebol e conseguir a confiança de seu treinador, e claro, da dificuldade de estar longe da família. Uma situação diferente de Ryan, que tem uma irmã que mora em Belo Horizonte e fez com que a adaptação ao local não fosse uma preocupação a mais para o atleta.  

Ryan começou a praticar esportes na Praça de Esportes de Campo Belo, onde deu seus primeiros passos no futebol, mas descobriu como seu esporte o basquete, onde começou na modalidade aos 13 anos. Hoje a referência do atleta é Didi, Brasileiro que joga na NBL, que é a liga da Austrália. Já Guilherme teve seus primeiros momentos com a bola no Sparta aos 7 anos, depois passou a treinar com o técnico Carlinhos no Ouro Verde, onde conseguiu se transferir para o Avaí, exatamente pela escola de futebol do bairro. O zagueiro de 1,85 de altura, tem como referência o zagueiro da seleção brasileira Thiago Silva. 

Guilherme, já chegou a atuar como volante, mas por causa de seu alto poder de marcação o técnico do Avaí, colocou como zagueiro na equipe e, assim, ele foi melhor aproveitado no elenco. Tanto Guilherme quanto Ryan estão a espera dos campeonatos que podem ser iniciados em 2021, já que tiveram que parar por causa da pandemia. Atualmente os dois estão fazendo uma preparação com o educador físico Alisson Felício, que possui um centro de treinamento funcional e ajuda no melhor rendimento destes atletas. O jogador de futebol, tem  um pré-contrato com o Avaí, mas Ryan ainda não pode assinar nenhum acordo, pois no basquete só se pode fazer parte com o clube após atingir a idade adulta.

Enquanto não chegam as competições a serem disputadas, sobram mais tempo para estarem com as famílias, e este tempo de pandemia, fez com que o ano para os dois não fossem como o esperado. Nada como 2021, para que eles demonstrem cada vez mais talento em suas respectivas modalidades e sejam reconhecidos pelo esforço e dedicação, como grandes profissionais. As competições não fazem parte do tempo atual, mas o foco como atletas, ainda continua presente. 

Os meninos esportistas também comentaram sobre um tema bastante polêmico: o racismo. Tema este que ganhou maior ênfase depois da partida entre PSG x Istambul Basaksehir, pelo caso de uma ofensa do quarto árbitro ao jogador Demba Ba, do time Turco, que teve a partida paralisada aos 13 minutos de jogo, acontecendo pela primeira vez no mundo do esporte. Guilherme, assim como Ryan, destacam que infelizmente esta é uma realidade a ser enfrentada e que vai ser recorrente na sociedade, mas que as conquistas dos negros nas diversas formas no mundo fazem com que as pessoas entendam que vidas negras importam. Destacaram grandes personalidades, como Pelé, por exemplo, que é o principal nome do futebol mundial. 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Campo Belo - MG
Atualizado às 11h31 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

28° Sensação
19.7 km/h Vento
61.7% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias