Terça, 24 de Novembro de 2020
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Saúde Parte I

Estou realmente com fome?

Veja como você pode saber quando realmente precisa comer... ou fazer outra coisa.

17/09/2020 14h26
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Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Izabela Alves
(Imagem: Iamngakan eka no Pexels)
(Imagem: Iamngakan eka no Pexels)

“Coma quando estiver com fome e pare quando estiver satisfeito.” No que diz respeito aos conselhos para perder peso, é uma das dicas mais simples que existem. Mas seguir adiante pode ser surpreendentemente difícil. Parte do seu apetite vem da fome física, na qual seu corpo realmente quer energia. Mas alguns (aspectos do apetite) podem vir de pensar que um brownie parece realmente incrível. Claro, comer quando você está realmente com fome dá ao seu corpo combustível para passar o dia. É aquele outro tipo de alimentação que praticamente garante que você ingerirá calorias extras que você realmente não precisa. Então, como você pode saber a diferença? Felizmente, é mais fácil do que você imagina. Aqui está o que você precisa saber sobre seu apetite e como decifrar os sinais confusos que ele às vezes pode enviar.

Por que comemos quando não estamos com fome? A resposta se resume a biologia. Para se proteger contra a fome, os humanos evoluíram para desejar fontes concentradas de gordura, açúcar e proteína. Comer essas coisas não apenas enche nossa barriga. Esses alimentos também estimulam o cérebro a liberar o hormônio do bem-estar dopamina, de modo que nos deixam felizes. Intelectualmente, você sabe que comer quando não está com fome pode impedir sua perda de peso. Mas se você é realmente capaz de passar adiante esses alimentos tentadores, muitas vezes depende de uma série de fatores. Por um lado, seu estado emocional: como alimentos saborosos aumentam o humor, comê-los pode aliviar temporariamente os sentimentos de tristeza ou estresse. Eles também podem distraí-lo quando você está entediado.

Isso não é tudo. Muitas vezes somos levados a comer por hábito. Se você tende a lanchar enquanto assiste TV ou filmes, você pode pegar a pipoca sem nem mesmo pensar nisso. E outras vezes, coisas tentadoras simplesmente estão lá. Você pode até interpretar mal os sinais do próprio corpo. É comum confundir sede com fome. Portanto, mesmo estando levemente desidratado, você tem vontade de comer - quando tudo o que você realmente precisa é de um copo de água.

Reconheça a verdadeira fome. Há muitas coisas que podem levá-lo a colocar comida na boca. Então, como você pode descobrir se aquela fatia de pizza parece tão boa porque seu tanque está ficando sem combustível - ou por um motivo completamente diferente? Primeiro, sintonize-se com seu corpo. A fome física é acompanhada por sensações físicas difíceis de passar despercebidas. Seu estômago pode ficar vazio ou começar a roncar, enquanto sua energia pode estar um pouco baixa. E quanto mais tempo se passou desde sua última refeição, mais fortes esses sinais começarão a ficar. Observe quais alimentos também despertam seu interesse. Quando você está com fome, até mesmo alimentos simples e saudáveis como uma maçã ou amêndoas cruas sem sal soarão atraentes. Mas se você está com vontade apenas de algo específico - como batatas fritas, churrasco ou um brownie - seu desejo de comer provavelmente está vindo de outro lugar. 

 

*Coluna Educação Nutricional. Primeira Leitura. | Texto escrito por Izabela Alves. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

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Sobre EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
A coluna promove a boa nutrição de maneira leve e informativa. IZABELA ALVES é Nutricionista (UERJ) especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva (UNESA). É Mestre e Doutoranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO). Atua como Professora Universitária e realizou recentemente um Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho, em Portugal.
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