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Saúde Top Five

Os melhores lanches para você fazer enquanto trabalha em casa

Envia e-mail, abre a geladeira. Envia e-mail, abra a despensa. Envia e-mail, abre a gaveta do lanche. Soa familiar? Trabalhar em casa quando você está acostumado com a cultura do escritório pode abalar sua rotina regular e atrapalhar suas melhores intenções alimentares. Esteja você doente, ou trabalhando remotamente por outro motivo, é difícil evitar comer por tédio ou procrastinação. Para ajudar a combater esses impulsos e manter o controle em casa, experimente as dicas a seguir.

28/08/2020 14h37
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Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Izabela Alves
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

1. Defina um plano de lanches

Vamos ser honestos: você provavelmente vai comer alguma coisa entre as refeições - e tudo bem! Reconhecer que lanches vão acontecer não vão deixar você com a sensação de que está se desviando do plano alimentar quando você pega um punhado de pipoca ou um pedaço de fruta. Até esse ponto: só porque você está em casa, não significa que você tenha que mudar toda a sua rotina. Pense em que horas do dia você costuma comer e procure cumprí-la: se você costuma almoçar ao meio-dia e lanche às 14h, faça o mesmo em casa.

 

2. Arranje tempo para preparar o lanche

Quando a vontade de lanchar bater, aquele saco de cenouras não lavadas, não descascadas e descascadas não parecerá exatamente atraente. Planeje com antecedência reservando um tempo antes de seu dia de trabalho começar para lavar, preparar e armazenar os ingredientes que você planeja comer. Corte e espete frutas frescas como uvas, bananas e pedaços de manga e coloque na geladeira. Em casa com crianças? Envolva-os. Esta pode ser uma atividade divertida para quebrar o dia.

 

3. Coma vegetais e frutas

Já comeu o seu lanche pré-planejado - e ainda se sente com fome? Escolha vegetais e frutas. Além do mais, vegetais são cheios de vitaminas, minerais e fibras. Dica: adicione uma pitada de sal, azeite, ervas e temperos para dar sabor.

 

4. Escolha uma área de lanche

Em vez de mastigar na geladeira ou no teclado, prepare seu lanche e vá para a mesa da cozinha ou da sala de jantar - onde você costuma comer refeições de verdade - para se divertir. Eliminar pings de seu telefone e computador ajudará você a se concentrar - e aproveitar! - o que você está consumindo. Isso também pode ajudar no controle da porção, uma vez que as distrações tornam difícil reconhecer quando você está cheio e registrar o quanto você comeu.

 

5. Mantenha produtos ricos em açúcar fora de vista.

Todos nós precisamos de algo doce mesmo de vez em quando, mas armazenar aquela lata de leite condensado à vista torna difícil resistir. Guarde a porção que pretende comer na geladeira ou prateleira da despensa, onde não consiga visualizá-la constantemente, e guarde o resto no freezer para que não seja desperdiçada.

 

Bônus +

6. Faça uma pausa.

Trabalhar em casa elimina as pausas típicas do dia de trabalho que você faz para conversar com um colega de trabalho no banheiro ou perto do bebedouro. Em vez de esperar que a monotonia o leve até a geladeira, faça uma pausa programada para fechar o laptop e respirar fundo, espreguiçar-se no quintal ou dar uma volta no quarteirão. Particularmente se você está hiper-estressado, esse hábito pode ajudá-lo a evitar o estresse alimentar antes que ele prejudique seus objetivos de bem-estar.

 

*Coluna Educação Nutricional. Primeira Leitura. | Texto escrito por Izabela Alves. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

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Sobre EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
A coluna promove a boa nutrição de maneira leve e informativa. IZABELA ALVES é Nutricionista (UERJ) especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva (UNESA). É Mestre e Doutoranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO). Atua como Professora Universitária e realizou recentemente um Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho, em Portugal.
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