Sempre me vejo pensando nessa pergunta: é cedo ou tarde demais?
Completei 24 anos esse ano e não concluí o mestrado e ainda não fiz um mochilão. Não me casei e também não tive filhos...
Escrevi dois livros, terminei uma graduação e um curso técnico, concluí um MBA e viajei um pouco.
Será que é cedo ou tarde demais para o mestrado e para um monte de outras coisas?
Uma amiga disse-me há algum tempo que eu havia feito muita coisa nos poucos anos de vida que tenho.
Na mesma época, outra pessoa havia me dito que se sentia como se não tivesse feito nada em seus quase 25 anos... Tinha se formado e era apenas isso.
Quem está certo? É cedo ou é tarde demais? Quem fez mais?
A resposta, está em um texto que sempre leio, do líder espiritual indiano Sri Sri Ravi Shankar que diz:
“Alguns estão solteiros, alguns estão casados e esperaram 10 anos para ter um filho. Outros tiveram um filho depois de um ano de casados. Alguns se formaram aos 22 anos e esperaram cinco anos para conseguir um bom emprego. Outros se formaram aos 27 e encontraram o emprego de seus sonhos imediatamente.
Alguns se tornaram presidentes de grandes empresas aos 25 e morreram aos 50, enquanto outros se tornaram presidentes aos 50 e viveram até os 90.
Cada um trabalha com seu próprio fuso horário. As pessoas conseguem lidar com situações apenas de acordo com seu próprio tempo. Trabalhe com seu próprio tempo. Seus colegas, amigos, conhecidos mais jovens podem parecer estar “à frente” de você; outros podem parecer estar “atrás”. Não os inveje nem zombe deles. Apenas estão em seu próprio tempo – e você está no seu. Você não está atrasado nem adiantado. Você está exatamente na hora certa”.
Estou exatamente na hora certa. E você também!
Muitas vezes, nos sentimos superiores e outras vezes, inferiores, porque começamos a nos comparar com os outros. E isso definitivamente, não é saudável na maioria das vezes.
A comparação saudável e desejável é aquela que fazemos conosco mesmo. Podemos nos comparar com quem fomos e com quem queremos nos tornar...
Essa talvez seja uma boa escolha.
Porém, é sempre oportuno lembrar que estamos na hora certa...
*Coluna Re-Pense. Primeira Leitura. | Texto escrito por Inaê Leandro. Todos os direitos reservados.
**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 21° Máx. 28°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.