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Saúde Nutrição Consciente

Como superar o estresse na alimentação

Identifique seus gatilhos - e quais alimentos podem ajudar a mantê-lo no caminho certo.

18/08/2020 11h01 Atualizada há 3 meses
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Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Izabela Alves
(Imagem: iBahia/ Reprodução)
(Imagem: iBahia/ Reprodução)

Se você é como qualquer adulto, você está estressado com alguma coisa neste segundo. Quer sejam eventos atuais ou drama familiar, a vida é rica em interferências quando se trata de calma interior. Para muitos de nós, essa tensão se traduz em desejos de comida. A boa notícia: comer por causa de estresse não precisa prejudicar seus objetivos de bem-estar. Depois de decodificar seus padrões de alimentação de estresse, você pode planejar uma resposta que funcione para você pessoalmente. Veja como:

1- Verifique suas necessidades: Quando os desejos por comida parecem fora de controle, faça um rápido resumo das possíveis razões para esses desejos. Uma agenda agitada o impediu de fazer refeições regulares durante toda a semana? Será que o sono ruim pode estar afetando seu apetite? Isso ajudará a capacitá-lo a pensar em soluções viáveis - por exemplo, evitar programas de notícias estressantes antes de dormir ou definir um alerta no telefone para um intervalo para um almoço adequado todos os dias.

2- Considere uma mudança de cenário: Sentimentos de estresse são basicamente a forma de seu corpo dizer: "Faça alguma coisa!" Felizmente, na maioria dos casos, pegar comida não é a única opção. Em vez disso, tente fazer uma pausa de 15 minutos do que quer que esteja fazendo você se sentir sobrecarregado. Isso pode envolver sair para tomar ar fresco ou abrir um aplicativo de jogo no telefone. Uma breve distração pode perfurar a bolha de estresse e interceptar um ataque indesejado de lanche.

3- Procure padrões: Se você acha que comer por causa de estresse é uma luta recorrente, seu ambiente pode desempenhar um papel. Reflita para encontrar pontos em comum: talvez você tenda a se estressar apenas quando está trabalhando, por exemplo. Ficar ciente dos lugares e momentos em que você tende a se sentir sobrecarregado o ajudará a se preparar para esses momentos e cuidar de si mesmo.

4- Saiba que comer estressado não é sinal de fracasso: Um padrão alimentar que promove a saúde é aquele que apoia o seu bem-estar física e mental. Então, se você está tendo um dia difícil e só quer desfrutar de alguns doces, não se culpe. Nenhuma refeição ou lanche isolado de tudo você faz como parte de sua alimentação, pode fazer ou interromper sua jornada.

5- Faça estoque: alguns dias difíceis são inevitáveis. Portanto, vale a pena ser preparado com alimentos que apoiem seus objetivos de bem-estar enquanto agradam seu paladar. Busque algumas ideias saborosas de receitas a serem consideradas na próxima vez que o estresse estimular seu apetite.

 

*Coluna Educação Nutricional. Primeira Leitura. | Texto escrito por Izabela Alves. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

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Sobre EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
A coluna promove a boa nutrição de maneira leve e informativa. IZABELA ALVES é Nutricionista (UERJ) especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva (UNESA). É Mestre e Doutoranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO). Atua como Professora Universitária e realizou recentemente um Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho, em Portugal.
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