Segunda, 23 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Saúde Novo Olhar

Psicólogo é para loucos... Loucos pela vida

No dia 27 de agosto comemora-se o dia do Psicólogo. Acredito que, por ocasião de tal data, nada mais oportuno do que lançarmos um olhar um pouco mais demorado sobre a prática do profissional da Psicologia.

17/08/2020 09h09
503
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Bruno Bressani
(Imagem: Dmytro Zinkevych/ Shutterstock.com/ Reprodução SouBH)
(Imagem: Dmytro Zinkevych/ Shutterstock.com/ Reprodução SouBH)

Em minha rotina na clínica, não raras vezes escuto algumas pessoas dizendo que resistiram por muito tempo a um processo psicoterapêutico, porque sempre ouviram dizer que “isso é para os loucos”. No imaginário popular, o profissional psi estaria endereçado somente àquelas pessoas rotuladas como “fora do padrão da normalidade”. 

É verdade que, historicamente a psicologia esteve conectada às questões relacionadas à loucura e à doença mental. E isso é um marco positivo na história da psicologia que, atualmente, milita a favor do discurso antimanicomial. A temática da loucura é extensa e complexa e, demanda bastante manejo de quem versa sobre ela. Fato é que, os ‘loucos’ são os que aprenderam a olhar o mundo com os olhos da realidade e, por isso muitas vezes são reprimidos e excluídos da sociedade. Muitos autores concordam em dizer que é o ‘não louco’ que nomeia o ‘louco’. Por quê? Porque a loucura nunca deixará de ser uma ameaça enquanto a sociedade horrorizar o diferente, excluindo ou reprimindo a diversidade em detrimento de uma uniformidade racional e científica.

Então, a quem se endereça hoje o trabalho da psicologia? A resposta é fácil: ainda aos loucos. Loucos pela vida, loucos por uma experiência de metamorfose, de transformação, loucos e ávidos por se libertarem dos cativeiros da subjetividade, loucos pelo melhor da vida que, só se entrega a quem não tem medo de encarar sua realidade, enfrentar seus fantasmas e redescobrir a força de ser pessoa!

 

*Coluna Fragmentos Psi. Primeira Leitura. | Texto escrito por Bruno Bressani. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
FRAGMENTOS PSI
Sobre FRAGMENTOS PSI
O espaço aborda a qualidade de vida através da saúde mental. Bruno Bressani é Psicólogo Clínico com certificação internacional em Neurofeedback. Fundador da Comunidade Luz e Vida que, há 17 anos exerce um trabalho de cunho religioso e social em Campo Belo. É palestrante, conferencista e escritor tendo como autoria os livros Fragmentos e Kerigma.
Campo Belo - MG
Atualizado às 21h35 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

22° Sensação
17.5 km/h Vento
74.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias