Terça, 24 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Gerais Reflexão Logos

A cerca precisa ser Deus

O objetivo da cerca, se assim podemos dizer, é separar, demarcar ou distinguir uma região ou propriedade. Ela protege e coloca limites para os de dentro e os de fora. Ultrapassar a cerca de uma propriedade privada sem autorização dos donos constituí crime, ou seja, cercas precisam ser respeitadas, temidas, pois mostram que aquele lugar tem dono, tem quem responde por ele.

17/08/2020 08h44
636
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Pr. Natanael Silas
A cerca (Imagem: Natanael Silas)
A cerca (Imagem: Natanael Silas)

Porventura não ergueste uma cerca protetora em volta dele, de sua família e de tudo o que ele possui? Tu, pessoalmente, tens abençoado todas as obras das mãos desse homem, de maneira que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra Jó 1.10

O livro de Jó relata no capítulo primeiro que certa vez os anjos vieram se apresentar a Deus e, satanás também veio junto com eles. Deus perguntou a satanás de onde ele vinha, ele então respondeu venho perambular pela terra e andar por ela. Deus perguntou: reparou meu servo Jó, viste como ele é íntegro, reto, temente a Deus e ainda desvia do mal? Não há ninguém como ele!

Satanás tenta por diante de Deus que Jó era tudo isso, por que só acontecia coisas boas com ele, disse que ele só temia a Deus por barganha, ou seja, ele é fiel a você por que a vida dele só tem coisas boas e por isso precisa ser fiel mesmo, uma vez que, só acontece coisas positivas com ele.

Não satisfeito satanás tenta afrontar Deus. Satanás relata algo que mostra a grandeza de Deus e diz no verso 10 que Jó tem uma cerca protetora e é por ter essa cerca que tudo de bom acontece com ele, com a família e com os bens de Jó, ora os próprios lábios da personificação do mal relata que a cerca e a bênção de Deus é capaz de conduzir a minha e a sua vida por uma estrada segura e próspera lembrando que prosperidade não é apenas recursos mais sim ausência de necessidade, viver bem com aquilo que Deus te deu.

Jó não poderia ser tocado pelo mal, pois tinha uma cerca protetora que impedia o mal de tocar nele e na sua casa, o mal só alcançou Jó quando Deus a cerca protetora de Jó permitiu pela sua vontade permissiva a fim de mostrar que ainda que Jó sofresse ou perdesse, ainda assim ele estaria seguro e confiante na cerca protetora que é Deus. Muitos podem pensar que Deus deixou de ser cerca protetora na vida de Jó, porém eu vejo que pelo contrário, Deus como dono da vida de Jó e de tudo que ele possuía apenas autorizou que o inimigo entrasse em um pequeno espaço do território que está sobre o controle de Deus, pois a bíblia diz tudo vêm de Deus.

1Cr 29:11-12: "Ó SENHOR, tua é a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade, porque tudo quanto há no céu e na terra a ti pertence. Ó SENHOR, o reino é teu, e tu governas soberano sobre tudo e todos! A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Em tuas mãos residem toda a força e o poder; na tua destra a dignidade, consolo e encorajamento que todo ser humano carece."

O livro de Jó no capítulo primeiro, verso 12, mostra que Deus abaixou o nível da cerca, porém, não a removeu, apenas direcionou ela por um propósito maior. Ele disse a satanás: permito ou concedo permissão para tocar em tudo que ele possuir, porém, na vida dele você não toca, pois a cerca não foi removida, ela está redirecionada com o propósito de mostrar a você e a todos que Jó tem a sua confiança na cerca protetora não apenas pelo que a cerca oferece como proteção e segurança. Jó confia na cerca protetora por quem ela é e não apenas pelo o que ela oferece e assim deve ser nossa vida de fé com Deus, confiar não pelo que ele nos dá, mas sim por quem ele é. 

Jó 1:21: "e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ".

Jó 1:22: "Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus."

Jó continua confiando na cerca protetora e dando um show de exemplo.

Jó 2:9-10: "Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! " Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? " Em tudo isso Jó não pecou com os lábios."

Existem vários tipos de cercas em nossos dias. Existe a cerca viva onde se usam plantas, árvores, espinhos, etc. Também há a cerca de arame farpado onde troncos e arames mostram uma certa barreira e, ainda temos as cercas de cimento e tijolo (muros) que colocam limites e tentam trazer segurança. Ainda assim todas essas cercas não são capazes de te proteger totalmente, uma vez que, estas cercas são falhas, humanas e terrenas.

Creio que você conhece alguém que o seu próprio gado não respeitou a cerca viva e, ainda que os machucava, ainda assim o gado passou por ela, ou talvez você conheça alguém que cercou sua propriedade ou lote com arame farpado, porém, alguém invadiu. Restaram os muros super altos com suas cercas eletrificadas no topo, mais acredito que você conhece alguém que mesmo usando tudo isso, câmeras, alarmes ainda tiveram sua casa invadida ou roubada, ou seja, não é sobre ter uma cerca, mas fazer de Deus a sua cerca protetora, pois todas as cercas de proteção humanas são falhas, mas Deus não! Veja o que a Bíblia diz:

Sl 127:1-2: "Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama."

O salmista é claro você pode ter todas as medidas de segurança, porém, ainda assim você depende da cerca protetora que é Deus. Você pode achar que trabalhar muito e juntar muito dinheiro é o que te protege, não é, lembra do plano Collor dos recursos que foram de uma hora para a outra retirados da conta dos brasileiros, olhe para o presente momento, um vírus invisível e aos montes indústrias, fábricas e comércios quebrados, crise financeira mundial e, o que isso quer dizer? Apenas levantar cedo e juntar dinheiro não resolve, ainda assim, em algum momento você irá aprender que depende no final é da cerca protetora que é Deus.

Não sei como está sua cerca protetora, talvez você se distanciou dela ou não tem tempo para ela. Quero por meio desse texto incentivar você a restaurar a sua comunhão com a cerca protetora que é Deus. Volte a se relacionar com Deus, restaure as brechas, comece a ter tempo para Deus, priorize Deus, congregue em sua Igreja local pois ela fortalece o poder da cerca na sua vida. Faça como Neemias: se for preciso saia da sua zona de conforto e priorize restaurar a cerca "muro" de proteção.

Ne 2:4-5: "O rei me disse: "O que você gostaria de pedir? " Então orei ao Deus dos céus, e respondi ao rei: "Se for do agrado do rei e se o seu servo puder contar com a benevolência do rei, que ele me deixe ir à cidade de Judá onde meus pais estão enterrados, para que eu possa reconstruí-la"."

Você pode achar que impedir seu parceiro (a) de ter uma rede social irá impedir seu relacionamento ou casamento de ser invadido por uma praga ou erva daninha, você acha que proibir certos canais na sua casa só isso irá proteger seus filhos. Você precisa entender que seus namoro, casamento e sua família precisa de Deus. Ore pela sua esposa e você esposa, ore pelo seu marido. Cuidem um do outro, esteja presente e dependam de Deus, cuide de seu filho (a), tenha tempo para ele. Pare de deixar um celular fazer papel de pai e mãe e assumam os papéis que Deus os escolheu para exercer, ensine o filho pelo exemplo, deixe seu filho ver vocês orarem, ensine-os a buscar a Deus.

Pv 22:6: "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!"

 

*Coluna Reflexão Logos. Primeira Leitura. | Texto escrito por Pr. Natanael Silas. Todos os direitos reservados.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
REFLEXÃO LOGOS
Sobre REFLEXÃO LOGOS
Espaço dedicado a assuntos que envolvem espiritualidade. Natanael Silas Nazareth é natural de São Paulo, mas reside em Campo Belo desde 1998. Pastor Batista, pastoreia a Igreja Batista da Restauração Jardim Aeroporto. Possui especialização em Teologia pelo Seminário Cristo para as Nações de Belo Horizonte. É casado com Rosiente Santos.
Campo Belo - MG
Atualizado às 17h04 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

28° Sensação
16.6 km/h Vento
52.6% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias