Terça, 24 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Esporte eSports

Games e Competições

Você já ouviu falar do eSports? Esta é uma nova modalidade de disputa em games eletrônicos feitas por atletas profissionais e são assistidas por plataformas de stream e na TV.

17/08/2020 08h33
776
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Athos Oliveira
Arena de competição de eSports (Imagem: ESTNN/ Reprodução)
Arena de competição de eSports (Imagem: ESTNN/ Reprodução)

O que antes era um simples recurso para uma distração e de competição sadia, hoje pode render ganhos em valores altíssimos, para quem consegue se voltar totalmente para este novo esporte que teve uma verdadeira revolução nos anos 2000. 

E o que favoreceu tanto esta competição a partir deste tempo? A tecnologia, cuja difusão do acesso a computadores, smartphones e internet. No Youtube já foi criado o canal Youtube Gaming em 2015, com o objetivo de que as pessoas acompanhem os jogos eletrônicos. Segundo dados da Newzoo, empresa especialista em mercado de Games, 75,5 milhões de pessoas se tornaram jogadores ou “players” aqui no Brasil. 

De acordo com o mercado SuperData,  em 2019 as companhias de games movimentaram uma quantia recorde de US$ 120,1 bilhões, mostrando um crescimento de 4% em relação a 2018. 

Entre os jogos de maior destaque, está o CBLol e também o Free Fire. O primeiro citado, é o responsável pela popularização do eSports no mundo e, tornou-se um único título desenvolvido e publicado pela Riot Games, em 2016, quando o jogo atingiu a marca de mais de  100 milhões de jogadores ativos por mês. 

Atualmente existe um campeonato brasileiro, onde 8 equipes estão na disputa para ver quem representará o Brasil no mundial que acontecerá este ano na China.  Os times de futebol montaram equipes para disputar o campeonato. Entre os participantes estão o Flamengo e também o Santos. 

Outro jogo bastante procurado no país é o Fortnite, cujo objetivo é vencer os adversários em combates. As partidas podem acontecer em modo solo, em dupla ou em equipes de até quatro jogadores. Entre as possibilidades do jogo, está a de que o personagem pode explorar o cenário do jogo e conquistar recursos,  além de buscar itens específicos e construir edificações.  

E qual a justificativa para os jogos eletrônicos se tornarem um esporte? Para se ter um grande desempenho precisa de uma atividade mental significativa e habilidades físicas. Além destes dois pontos, a vantagem é que também pode ser jogada em modo offline.  

Isso é muito bom , não só para a ampliação de campeonatos, mas também para que cada vez mais se tenha maiores patrocínios e pessoas voltadas para o desenvolvimento de jogos. Pode ser entendido assim que, a grande procura e a tecnologia em larga escala, fez com que os campeonatos virassem uma “febre”, que independentemente de que competição esteja, faz com que o crescimento de marcas aconteça, e os procuradores queiram aumentar o seu potencial para se tornarem grandes competidores dentro de uma boa equipe no campeonato brasileiro. 

 

*Coluna Joga y Joga!. Primeira Leitura. | Texto escrito por Athos Oliveira. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
JOGA Y JOGA!
Sobre JOGA Y JOGA!
Coluna dedicada ao esporte regional, estadual e por vezes nacional/ internacional. Athos Sena é campo-belense e estudante de Jornalismo da Faculdade Canção Nova. Acompanha modalidades esportivas desde criança e, hoje, já realizou produções jornalísticas esportivas. Participou ainda de cursos que envolvem assessoria esportiva.
Campo Belo - MG
Atualizado às 17h04 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

28° Sensação
16.6 km/h Vento
52.6% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias