Terça, 24 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Gerais Reflexão Logos

Amar é aceitar tudo?

As pessoas insistem em se alto enganar ou iludir ao pensar que amar significa aceitar e concordar com tudo.

09/08/2020 08h33
1.616
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Pr. Natanael Silas
Reflexão (Imagem: Pixabay)
Reflexão (Imagem: Pixabay)

Amar não é aceitar tudo, aliás aonde tudo se aceita, desconfie: "ali" há falta de amor.

Eu posso amar alguém 100% e discordar dela 100%.

Alguns acham que amar é a cumplicidade em qualquer situação, a ética esperada não pode ser a ética da conveniência em que as coisas valem e devem ser encaradas ou aceitas sem debate, discussão ou reflexão dos pontos de vista. Precisamos sim de um amor ético que é capaz de dizer não, de discordar e pensar diferente até por que a verdade é verdade do ponto de vista de alguém ou de algo, por isso na vida não se pode dizer que quem ama aceita tudo. É necessário ter o contra peso do contraditório, existir quem discorda e quem pensa diferente inclusive para que a verdade tenha peso, valor e possa operar resiliência nas pessoas e nas circunstâncias.

Gl 2:20: "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."

O cristão vive sua vida nova em Cristo, partindo do princípio que o Deus que habita nele e o Senhor que exerce senhorio na vida dele não irá aceitar tudo e, por ele não aceitar tudo eu também não posso aceitar e concordar com tudo que quero. Desejo e penso pois não é mais sobre mim, mas sim sobre a vontade dele em mim, logo, devo me amar aprendendo a dizer não para mim mesmo as vezes, se devo me amar compreendendo que por me amar preciso também a aprender a não aceitar tudo, a não desejar tudo. Porque na vida nova em Cristo eu me amo, porém, isso não significa ser conveniente com tudo que quero, pois haverá momentos que vou querer algo onde não deveria querer aquilo "Romanos 7.14-21" .

Então amar o próximo como diz o segundo e maior mandamento (Mt 22:37-39: "Respondeu Jesus: "'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.")

Como diz o Professor e filósofo Mário Sérgio Cortella, a expressão de quem ama aceita tudo, ela é anti-pedagógica e anti-ética, é justamente por amar que pai w mãe discordam do filho quando abandona a escola ou no uso de entorpecentes, etc.

Temos um Deus que ama a todos, porém não ama todas as nossas atitudes. Ama a todos e não aceita e concorda com todos, de Gênesis a Apocalipse iremos conhecer um Deus que é o próprio amor, porém, o Deus que é amor se apresenta em milhares de passagens discordando e reprovando atitudes, comportamentos, práticas, escolhas dos homens, "criação".

O Deus que é amor colocou parâmetros para aqueles que deseja segui-lo e servi-lo, e se não for acatado esses parâmetros o Deus que é amor diz que você e eu estamos reprovados e não desfrutaremos da salvação. Isso não faz de Deus alguém sem amor, só mostra que quem ama não aceita tudo.

Certa vez uma pessoa me disse que religião, política e futebol não se discutia, eu disse que depende. Isso a chocou. Afirmei ao ser interrogado novamente que depende, uma vez que, as pessoas tem medo ou não querem entender que há momentos que é preciso dialogar, discutir ideias e pensamentos, seja na religião, na política ou no futebol. Logo, depende da situação. Mas não posso concordar que esses temas são intocáveis, não! Podem e devem ser debatidos dentro do campo das ideias até por que cada um segue a luz que tem e isso não significa que toda luz é a luz verdadeira.

A luz verdadeiro é a luz vista do ponto de cada um, por outro lado, acredito que o evangelho e Jesus são as verdadeiras luzes. Respeito quem pensa e prega diferente, não posso achar que ninguém pode discordar ou pensar diferente de mim. A política por muito tempo ficou fora das famílias, dos grupos de amigos por causa do politicamente correto, não, se necessário é preciso falar que penso diferente, não concordo e não posso ser excluído, boicotado, censurado por pensar politicamente diferente de alguém. A liberdade, a democracia e o entendimento de respeito precisa ganhar desses que proíbem as pessoas de questionar suas ações e pensamentos políticos, essa ideia de que se você torce para outro time tem que apanhar, morrer e etc; precisa ser combatida, pois uma sociedade sadia é justamente aquela que permite o livre pensamento e sua expressão.

Quando ver um cristão protestante ou católico, um pastor ou padre pregando contra uma prática ou um comportamento, isso não quer dizer que não amamos, pelo contrário, por amar e crer que existe um caminho melhor é que insistimos em anunciar a luz que temos e você não é obrigado a crer e aceitar a luz, como eu não sou obrigado a aceitar tudo ou concordar com tudo , ainda que te amo.

Na vida a dois amar não é aceitar tudo também. No namoro amar não é concordar com tudo, isso é um sugamento abusivo de um sentimento que tem tudo para ser lindo e pleno e é preciso desmistificar isso. Quem ama aceita tudo, ou seja, encerro tentando fazer um trocadilho: é politicamente incorreto achar que quem ama aceita tudo.

 

*Coluna Reflexão Logos. Primeira Leitura. | Texto escrito por Pr. Natanael Silas. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
REFLEXÃO LOGOS
Sobre REFLEXÃO LOGOS
Espaço dedicado a assuntos que envolvem espiritualidade. Natanael Silas Nazareth é natural de São Paulo, mas reside em Campo Belo desde 1998. Pastor Batista, pastoreia a Igreja Batista da Restauração Jardim Aeroporto. Possui especialização em Teologia pelo Seminário Cristo para as Nações de Belo Horizonte. É casado com Rosiente Santos.
Campo Belo - MG
Atualizado às 16h30 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

27° Sensação
16.9 km/h Vento
50.2% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias