Há alguns dias vi em uma rede social a postagem de um colega, que dizia que PAUSAR é diferente de PARAR. Ele justificava sua afirmativa ao contar-nos que devido a alta carga de trabalho, ele passou mal. Precisou pausar por alguns dias para recompor-se.
Então, fiquei pensando que pausar seja mesmo diferente de parar. E vamos falar disso um pouco hoje, afinal, talvez o que você está precisando é pausar.
Apesar de muito parecidas e sugerir que sejam até mesmo sinônimos, pausar e parar vão indicar coisas diferentes quando olhamos um contexto geral.
Quando digo parar, estou dizendo que em hipótese alguma voltarei a fazer tal coisa ou pensar de determinada maneira. Parar remete-nos a ideia de não mais voltar a fazer. Mudar os rumos completamente. Vamos a um exemplo.
Se digo “quero parar de beber bebidas alcoólicas”, estou dizendo que não quero nunca mais voltar a bebê-las.
Quando digo pausar, estou dizendo que no momento não quero fazer, mas possivelmente voltarei a fazer tal coisa, agir de determinada maneira ou pensar de determinado modo em algum tempo.
Um exemplo de pausa seria dizer “quero dar uma pausa nas bebidas alcoólicas”. Ao dizer isso, não afirmo que quero parar de ingerir bebidas alcoólicas para sempre, só por um momento.
Conseguem compreender a distinção entre pausar e parar agora?
De forma semelhante é com nossa vida. Talvez não precisamos parar, mas apenas pausar.
E esse pausar, serve para tudo. Tudo mesmo!
Esse pausar pode significar dar uma pausa nos relacionamentos, sejam eles de amizades ou amorosos. Uma pausa para pensar se esses relacionamentos estão contribuindo positivamente ou não. Se vale a pena mantê-los ou não.
Uma pausa no trabalho que estamos realizando. Será que precisamos trabalhar tanto como temos feito ou não? Uma pausa pode clarear as ideias...
Uma pausa para pensar em nós. Se estamos satisfeitos conosco mesmo ou não.
Talvez não seja necessário parar. Muitas vezes uma pausa será suficiente.
Não precisamos esperar os anos passarem para vermos que poderíamos ter feito diferente hoje.
É como dizia Carlos Drummond de Andrade: “A vida necessita de pausas.”
*Coluna Re-Pense. Primeira Leitura. | Texto escrito por Inaê Leandro. Todos os direitos reservados.
**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 20° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuva