Segunda, 23 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Educação CS50

Harvard disponibiliza gratuitamente e em português seu curso mais popular

Conhecido como o curso mais popular da instituição de ensino norte-americana, o programa expõe conteúdos e atividades práticas sobre o funcionamento de computadores e da internet, assim como apresenta os alunos à lógica de programação.

05/08/2020 09h36
1.340
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Beatriz Gonçalves | EM
Fachada de uma unidade de Harvard (Imagem: EM/ Reprodução)
Fachada de uma unidade de Harvard (Imagem: EM/ Reprodução)

Texto adaptado para o Primeira Leitura. | Texto original por EM. - A Fundação Estudar lançou uma versão em português gratuita do curso de Introdução à Ciência da Computação CS50, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A versão traduzida do CS50, é ministrado por Gabriel Guimarães, que fez o curso original de Harvard de forma online em 2011, quando tinha 17 anos. Graduado em computação pela universidade, Guimarães obteve a autorização do instrutor original do programa, David Malan, para reproduzir as aulas em português.

De acordo com o site da Fundação Estudar, o curso “tenta ser o mais fiel possível ao original”. Isso porque todo o conteúdo das aulas e as propostas de atividades são traduzidos diretamente do material original, o CS50 de 2011. A ideia da iniciativa é ampliar o acesso ao conhecimento para quem não domina a língua inglesa.

O cronograma é segmentado em nove semanas. Cada etapa apresenta dois vídeos de conteúdo e uma atividade prática chamada “Set de problemas”. Os clipes podem durar mais de 90 minutos e as dinâmicas devem ser desenvolvidas no próprio computador do usuários.

A plataforma de cursos ressalta que as atividades não serão corrigidas ou avaliadas. Há, no entanto, a disponibilidade de fóruns para alunos sanarem dúvidas e discutir o desenvolvimento e a resolução dos desafios. O curso ainda dispõe de materiais complementares.

Segundo a Fundação Estudar, após concluir o curso, o aluno “tem uma ótima base para trabalhar com web design, bancos de dados, sistemas eletrônicos, programação de software, entre outros”. Para se inscrever no programa, é preciso acessar o site da fundação e realizar um cadastro na plataforma. As informações e materiais são enviadas por e-mail, por isso, é importante usar um endereço válido e acessível.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias