Terça, 24 de Novembro de 2020
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Saúde Nutrição Consciente

Por que é totalmente aceitável comer os alimentos que você ama?

Todo mundo tem uma comida ou prato favorito. E vamos ser sinceros: para a maioria de nós, não é uma salada de rúcula. Talvez sua comida favorita seja pizza de calabresa ou cupcakes com granulado de arco-íris. Batata frita com sal e vinagre, alguém? Você entendeu a ideia.

03/08/2020 07h38
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Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Izabela Alves
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

Para muitos de nós, os alimentos que mais amamos são deliciosamente ricos em gordura, açucarados ou ricos em amido. Como o mundo continua a funcionar de acordo com as diretrizes de distanciamento social, é compreensível que alguns de nós estejam preocupados em comer mais de nossos alimentos favoritos do que desejamos. Estamos presos em casa; estamos estressados; um pote de sorvete certamente chegaria para aliviar o estresse. Podemos confiar em nós mesmos para estar perto destes alimentos? Seria melhor proibir completamente esses alimentos?

Eu acredito firmemente que nenhum alimento é inerentemente "ruim" - e que é possível fazer um plano saudável para desfrutar de qualquer item ou prato que você desejar. Embora seja perfeitamente bom evitar o sorvete, se isso for mais fácil para você no momento, também é possível comer uma sobremesa sem explodir seus objetivos de saúde. Pense nisso!

Decida quando comer: Designar uma data e hora para comer sua comida favorita pode ser útil para aumentar o senso de poder pessoal. Opte por uma data que não pareça muito distante e tente escolher um momento em que não se distraia ou sinta muita fome - dois fatores que podem contribuir para comer demais. 

Descubra quanto comer: É um medo comum das comidas favoritas: elas são tão deliciosas que nos preocupamos que nunca conseguiremos parar de comê-las. Felizmente, não é assim que funciona. Você é responsável por quanto você come e decidir com antecedência o que faz sentido para você - em vez de criar pressão sobre si mesmo para descobrir isso no momento - pode ser útil para orientar suas compras e preparação. 

Entenda que o prazer é o objetivo: Se você teve um relacionamento difícil com comida no passado, pode ter fracassado em um padrão não saudável de punição e recompensa - a ideia de que você deve receber recompensas por ser "bom" e vice-versa. Desafie esse pensamento lembrando-se disso: você merece apreciar o que come sem julgamento moral. Coma devagar, preste atenção nos sabores que você ama e saboreie cada refeição deliciosa. Quanto mais experiências você tiver desfrutando de comidas favoritas sem comer demais ou se estragar, mais confiante começará a se sentir ao incorporar essas comidas a sua rotina de alimentação.

Se você tem evitado com veemência uma comida favorita para evitar comer demais, não há pressão para reintroduzi-la. Mas se, em algum momento, você decidir experimentar a comida novamente, tenha um plano em prática, pois pode te ajudar a garantir que a experiência seja saudável e positiva.

 

*Coluna Educação Nutricional. Primeira Leitura. | Texto escrito por Izabela Alves. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

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Sobre EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
A coluna promove a boa nutrição de maneira leve e informativa. IZABELA ALVES é Nutricionista (UERJ) especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva (UNESA). É Mestre e Doutoranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO). Atua como Professora Universitária e realizou recentemente um Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho, em Portugal.
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