Sim, o fator "casa" ou "fora" só fará a diferença no sentido de viagens, das quais umas longas e outras que podem ser consideradas bem próximas. E será realmente um problema ficar com estádio vazio?
Se formos pensar pelo momento que se vive o Flamengo, que possui a maior torcida do Brasil, e vem de uma conquista do Campeonato Carioca, com certeza neste início de Brasileirão estariam levando muitos torcedores aos estádios.
Já o Corinthians, conseguindo passar pra próxima fase do Paulista, também teria um apoio maciço da torcida. A principal mudança mediante a todos os campeonatos que começam no primeiro semestre aconteceu na Copa do Nordeste, onde o campeonato que poderia ocorrer nos respectivos estádios de seus participantes acontece somente no estado da Bahia.
E como se não bastasse, o fato de alguns clubes não terem torcida tem que ser destacado as cidades onde não foram permitidas que, partidas mesmo com os portões fechados fossem realizadas. Em um dos casos no Brasil, aconteceu com o local do jogo entre Grêmio e Internacional, que precisou ser em Caxias do Sul, devido a capital Porto Alegre não ser permitido ainda a disputa de jogos.
Em pensar que as vendas de mando de campo iriam acontecer e, claro, se a CBF não impedisse, dando abertura para o procedimento apenas se o estádio do considerado clube mandante apresentar problemas técnicos. Certo é que a falta do público faz dar mais equilíbrio ao espetáculo, que pode trazer a tona os clubes que sentiram a falta de seu torcedor nas arquibancadas.
Ver estádios sem torcida me faz pensar que quando acontece nos estádios, brigas ou objetos jogados no gramado, uma punição é dada ao clube, que quando insatisfeito recorre da decisão, diminuindo a pena. Não seria então uma obra do acaso, hoje não ter torcida em nenhum dos jogos? O clube mandante e o visitante terão concentração ao máximo e os juízes, uma pressão menor, bem considerável. Enquanto isso, os torcedores acompanham nas ruas ou em casa os clubes de coração, esperando um momento oportuno para voltarem aos estádios. Aos torcedores que anseiam torcer pertinho do clube do coração, restam apenas esperar!
*Coluna Joga y Joga!. Primeira Leitura. | Texto escrito por Athos Oliveira. Todos os direitos reservados.
**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 21° Máx. 28°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.