Temos a existência da gordura por um motivo. No nível mais básico, ela fornece uma fonte de energia a longo prazo, mas isso é apenas o começo. A gordura é essencial, o que significa que você não pode sobreviver sem ela. É o único nutriente capaz de fornecer nutrientes lipossolúveis para nossas células, por isso precisamos absorver as vitaminas A, D, E e K, além de antioxidantes como licopeno e beta-caroteno.
Este nutriente tem outra qualidade única: melhora o sabor dos alimentos. A gordura fornece propriedades amaciadoras e lubrificantes, que melhoram o sabor e o aroma dos alimentos, além de conferir uma textura aveludada. É o ingrediente secreto que torna o queijo deliciosamente cremoso e o homus suave e espalhado.
Comer um pouco de gordura pode até ajudá-lo a comer menos. Eis o porquê: à medida que a gordura viaja pelo intestino, ela estimula a liberação de um hormônio chamado colecistoquinina, que envia sinais de plenitude ao cérebro. No entanto, nem todas as gorduras afetam o apetite da mesma maneira. A gordura polinsaturada - de alimentos como nozes, óleo de milho e salmão - pode ter um impacto sobre os hormônios da saciedade.
Desde a década de 1970, a gordura em nossas dietas caiu de 37 para 34% das calorias, como reduzimos a gordura, aumentamos a quantidade de outras coisas, como carboidratos. E muitos especialistas acham que um aumento de carboidratos na forma de adição de açúcar pode ser ainda mais problemático do que a gordura que estávamos inicialmente tentando reduzir. A verdade é que, embora algumas pessoas achem que simplesmente não estão satisfeitas sem um pouco de gordura nos pratos, outras comem bem menos desde que a substituam pelo recheio de alimentos integrais e ricos em fibras. O que não funciona? Restrição extrema de gordura. Dietas que eliminam ou limitam altamente um nutriente específico raramente são bem-sucedidas. Seja proteína, carboidratos ou gordura, quando você não come o suficiente, pode acabar sentindo fome e insatisfação.
Adicionar mais gordura às suas refeições não é necessariamente melhor. Procure alimentos que contenham gordura e adicione-os ao seu cardápio para que você trabalhe um pouco de gordura em cada refeição. Vá em frente e polvilhe algumas colheres de sopa de sementes de girassol em seu iogurte, coloque algumas fatias de abacate em um sanduíche ou lanche em um pequeno punhado de nozes. Embora eles possam ser mais altos em calorias, você pode descobrir que eles reduzem a fome e ajudam a aproveitar muito mais a comida no processo.
*Coluna Educação Nutricional. Primeira Leitura. | Texto escrito por Izabela Alves. Todos os direitos reservados.
**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 26°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 20° Máx. 25°
Sol com muitas nuvens e chuva