Terça, 24 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Gerais Em frente

Prossiga decididamente!

"Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente." (Fl 3, 16)

27/07/2020 16h14 Atualizada há 4 meses
789
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Nathan Casarino
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

Se Jesus é o caminho (Jo 14, 6) não há como conformar nossa vida a Dele se ficarmos paralisados em nós mesmos. Essa premissa é tão certa como o ar que respiramos: a própria palavra “caminho” nos convida ao movimento.

Um caminho é feito de retas e curvas, subidas e descidas. E, por conseguinte, experimentamos incertezas e cansaços, quedas e recomeços ..., mas é essencial não parar, porque a inércia e o cochilo são perigosos inimigos de nossa vida espiritual. E são muitas pessoas que abandonam o caminho porque se permitiram uma pausa na caminhada em direção à Deus. 

Nesse contexto, Paulo encoraja a comunidade de Filipo: seja qual for o grau a que você tenha chegado (cansaço, incerteza, rejeição, injúrias, desespero, indignidade) prossiga de forma decidida! 

Você, provavelmente, já deve ter ouvido ou lido aquela expressão: “E se der medo, vá com medo!”. É mais ou menos esse o apelo de São Paulo. O milagre se opera na caminhada. Lembremo-nos dos dez leprosos, que, enquanto caminhavam, ficavam curados (Lc 17, 11-19). Consideremos também o episódio do antigo testamento, onde Deus só abriu o Mar Vermelho porque o povo se colocou a caminho (Ex 14, 10-16).  

Assim como eu, você pode se questionar: E meus erros? Devo prosseguir, mesmo que às vezes fracasse? São Josémaria Escrivá responde:

“Não te assuste nem desanimes ao descobrir que tem erros..., e que erros! – Luta por arrancá-los. E, desde que lutes, convence-te de que é bom que sintas todas essas fraquezas, porque, de outro modo, serias um soberbo: e a soberba afasta de Deus” (Forja, ponto 181)

Outro ponto importantíssimo para trilhar o Caminho é não olhar para trás, isto é, empreender uma confiança cega Naquele que nos chama e manter os olhos fixos no Senhor Jesus. Lembremo-nos que a mulher de Ló se transformou em estátua de sal porque olhou para trás. Tragicamente perdeu o movimento e a chance de continuar o caminho, porque não confiou na Voz de Deus. (Lc 17, 29-32)

Assim, o essencial é o foco no alvo, isto é, o Senhor Jesus, e fitando o alvo, prosseguir decididamente em sua direção, sem hesitar, saudáveis ou cheios de feridas, voando ou arrastados pela graça, não importa como nos encontramos, desde que prossigamos decididamente.  

 

*Coluna Essencial. Primeira Leitura. | Texto escrito por Nathan Casarino. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ESSENCIAL
Sobre ESSENCIAL
Esta coluna objetiva tratar de Espiritualidade e Catolicismo. O autor, Nathan Casarino, é Advogado com especialização em Direito Processual Civil. Natural de Campo Belo/ MG é também cantor, compositor e membro da Comunidade Luz e Vida, onde estuda e exerce ofícios na área de espiritualidade há 15 anos. É ainda coautor de dois livros de natureza religiosa.
Campo Belo - MG
Atualizado às 17h04 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

28° Sensação
16.6 km/h Vento
52.6% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias