Segunda, 23 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Saúde Fragmentos Psi

O poder da empatia

De repente nos vimos imersos numa realidade caótica e cheia de incertezas.

08/07/2020 10h38
430
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Bruno Bressani
O valor da empatia (Imagem: http://www.1234voce.com/ Reprodução)
O valor da empatia (Imagem: http://www.1234voce.com/ Reprodução)

O mundo tem mudado radicalmente. De repente nos vimos imersos numa realidade caótica e cheia de incertezas. Algumas pessoas falam esperançosas ou talvez com certa negação da realidade, de uma iminente “volta à normalidade”. Se é possível ou não regressar à vida normal, uma coisa é certa: competências cada vez mais sofisticadas no âmbito emocional e socioafetivo são cruciais na sobrevivência ao caos. E, uma dessas competências é a EMPATIA.

A Empatia é um termo comumente usado para justificar o ato de se colocar no lugar do outro para sentir e enxergar o mundo a partir de sua experiência. Alguns dizem que a empatia passa pela consciência de querer para o outro aquilo que se deseja para si mesmo. Contudo, compreensões mais modernas acerca do termo postulam que a verdadeira empatia implica, sobretudo, não fazer ao outro aquilo que você deseja que seja feito a você, simplesmente porque o outro pode ter gostos diferentes dos seus.

Estudos recentes em Neurociências apontam para o fato de que, todos nós nascemos programados para sermos empáticos. Através de um sistema de “neurônios espelho” somos capazes de experimentar uma realidade a partir da experiência alheia, como se deixássemos o parapeito de nossa própria janela, para nos debruçarmos sobre a janela do outro, enxergando o mundo a partir de seu olhar. Essa é a beleza da empatia! Através dela posso conhecer o outro a partir dele mesmo e, não de meus condicionamentos e crenças centralizantes.

Percebendo a complexidade dos problemas atuais, muitas vezes nos sentimos desanimados com a constatação de que, mobilizar mudanças ponto a ponto é quase que uma tarefa impossível. Mas será que a empatia não seria um daqueles pontos cruciais que, sendo mobilizado, aliviaria o sistema inteiro? Sabe quando você ajusta uma só engrenagem e, todo o motor funciona com mais suavidade? Continuo acreditando que não nascemos programados à empatia por uma aleatoriedade da natureza. Há algo potencial em cada pessoa humana capaz de mobilizar as engrenagens da vida, principalmente em tempos caóticos. Então, bora praticar a EMPATIA?

 

*Coluna Fragmentos Psi. Primeira Leitura. | Texto escrito por Bruno Bressani. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
FRAGMENTOS PSI
Sobre FRAGMENTOS PSI
O espaço aborda a qualidade de vida através da saúde mental. Bruno Bressani é Psicólogo Clínico com certificação internacional em Neurofeedback. Fundador da Comunidade Luz e Vida que, há 17 anos exerce um trabalho de cunho religioso e social em Campo Belo. É palestrante, conferencista e escritor tendo como autoria os livros Fragmentos e Kerigma.
Campo Belo - MG
Atualizado às 21h35 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

22° Sensação
17.5 km/h Vento
74.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias