O mundo tem mudado radicalmente. De repente nos vimos imersos numa realidade caótica e cheia de incertezas. Algumas pessoas falam esperançosas ou talvez com certa negação da realidade, de uma iminente “volta à normalidade”. Se é possível ou não regressar à vida normal, uma coisa é certa: competências cada vez mais sofisticadas no âmbito emocional e socioafetivo são cruciais na sobrevivência ao caos. E, uma dessas competências é a EMPATIA.
A Empatia é um termo comumente usado para justificar o ato de se colocar no lugar do outro para sentir e enxergar o mundo a partir de sua experiência. Alguns dizem que a empatia passa pela consciência de querer para o outro aquilo que se deseja para si mesmo. Contudo, compreensões mais modernas acerca do termo postulam que a verdadeira empatia implica, sobretudo, não fazer ao outro aquilo que você deseja que seja feito a você, simplesmente porque o outro pode ter gostos diferentes dos seus.
Estudos recentes em Neurociências apontam para o fato de que, todos nós nascemos programados para sermos empáticos. Através de um sistema de “neurônios espelho” somos capazes de experimentar uma realidade a partir da experiência alheia, como se deixássemos o parapeito de nossa própria janela, para nos debruçarmos sobre a janela do outro, enxergando o mundo a partir de seu olhar. Essa é a beleza da empatia! Através dela posso conhecer o outro a partir dele mesmo e, não de meus condicionamentos e crenças centralizantes.
Percebendo a complexidade dos problemas atuais, muitas vezes nos sentimos desanimados com a constatação de que, mobilizar mudanças ponto a ponto é quase que uma tarefa impossível. Mas será que a empatia não seria um daqueles pontos cruciais que, sendo mobilizado, aliviaria o sistema inteiro? Sabe quando você ajusta uma só engrenagem e, todo o motor funciona com mais suavidade? Continuo acreditando que não nascemos programados à empatia por uma aleatoriedade da natureza. Há algo potencial em cada pessoa humana capaz de mobilizar as engrenagens da vida, principalmente em tempos caóticos. Então, bora praticar a EMPATIA?
*Coluna Fragmentos Psi. Primeira Leitura. | Texto escrito por Bruno Bressani. Todos os direitos reservados.
**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.
Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 30°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 21° Máx. 28°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.