Segunda, 23 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Esporte Vôlei Brasileiro

As Polemicas da CBV

Os problemas de sempre.

05/07/2020 13h50 Atualizada há 5 meses
195
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Athos Oliveira
(Imagem: Logo CBV/ Divulgação)
(Imagem: Logo CBV/ Divulgação)

Entra ano, sai ano e as decisões que são feitas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) vão gerando insatisfações entre clubes e atletas da modalidade. Uma das maiores é relação dos sistemas de pontos para o elenco. Segundo a entidade, com a pontuação pedida para os clubes de acordo com o que cada jogadora possui só haveria como ter duas campeãs olímpicas em cada equipe. Decisão que indignou as principais jogadoras campeãs olímpicas, claro.

Criado no início dos anos 1990, o ranking da Superliga atribuía pontuação para jogadores e jogadoras e definia um teto que cada clube poderia atingir na soma do seu elenco. O objetivo é equilibrar os times da superliga.

A ponteira Gabi, que atuou no ano passado pelo Minas, já havia manifestado no Jornal Folha de Pernambuco,  que as jogadoras ficam como refém dos rankings  e da manipulação das votações. Isso pelo motivo de que a parte de decisão de uma atleta é baixo.

Neste ano a polêmica teve seu fim, mesmo depois de um problema que envolveu a não contabilização de votos de dois clubes nas votações para definição da extinção do ranking. A decisão que ficou 5x4 para não ser extinto, pois São Paulo/Barueri e Curitiba/Vôlei não teve votos computados por mandarem por e-mail seus posicionamentos, mas depois de uma nova votação e um grande apelo das principais jogadoras houve o fim do ranking.

Agora, o que mais vem sendo pedido pelos atletas é o fairplay financeiro, cuja campanha está acontecendo pelas redes sociais. O que tem que ser destacado é que se por muitos anos as finais no feminino foram entre Rio e Osasco, com mais de três grandes jogadoras e até mesmo estrangeiras que atuavam no mesmo time. Esta pontuação realmente não influenciaria muito na disputa do vôlei e fica sendo apenas uma decisão do passado. 

 

*Coluna Joga y Joga!. Primeira Leitura. | Texto escrito por Athos Oliveira. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
JOGA Y JOGA!
Sobre JOGA Y JOGA!
Coluna dedicada ao esporte regional, estadual e por vezes nacional/ internacional. Athos Sena é campo-belense e estudante de Jornalismo da Faculdade Canção Nova. Acompanha modalidades esportivas desde criança e, hoje, já realizou produções jornalísticas esportivas. Participou ainda de cursos que envolvem assessoria esportiva.
Campo Belo - MG
Atualizado às 21h35 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

22° Sensação
17.5 km/h Vento
74.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias