Sábado, 28 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Cidades Aglomeração

Lojistas protestam em frente à prefeitura contra fechamento do comércio em BH

Munidos de bandeiras do Brasil, manifestantes ocupam a avenida Afonso Pena no sentido Praça Tiradentes após decisão do município de fechamento do comércio

29/06/2020 11h55
236
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Rafaela Mansur | O Tempo
Lojistas protestam em frente à prefeitura contra fechamento do comércio em BH (Imagem: Foto: Fred Magno/ O TEMPO/ Reprodução)
Lojistas protestam em frente à prefeitura contra fechamento do comércio em BH (Imagem: Foto: Fred Magno/ O TEMPO/ Reprodução)

Lojistas da capital realizam um protesto em frente à Prefeitura de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (29), contra a decisão do município de fechamento do comércio. A partir de agora, apenas estabelecimentos considerados essenciais têm autorização para funcionar na cidade. A medida foi adotada com o objetivo de conter o avanço do coronavírus.

Os manifestantes ocupam a avenida Afonso Pena no sentido Praça Tiradentes. Eles carregam bandeiras do Brasil e gritam que querem trabalhar. Muitos usam máscaras com a frase “fora Kalil”. A Guarda Civil Municipal e agentes da BHTrans monitoram o protesto. 

O comerciante Edson Morais, 64, que participa da manifestação, conta que já teve de fechar uma das lojas de vestuário que possui em Belo Horizonte e demitir oito funcionários. “Estamos parados há cem dias obedecendo às regras impostas goela abaixo, sem critério nenhum. Tínhamos sete lojas, já fechamos uma, não fecho mais porque não tenho dinheiro para indenizar os funcionários, o dinheiro acabou. Precisamos trabalhar para gerar emprego e salário para a turma que, daqui para a frente, vai ficar sem receber”, afirma.

O integrante do movimento Pró Libertas, Dirceu Brandão, participou da organização do protesto e diz que faltaram ações de combate à epidemia por parte da prefeitura: “O prefeito já teve tempo suficiente para adotar as medidas necessárias para proteger a população. Sabemos que a pandemia existe, que o vírus é realmente perigoso, mas não podemos ignorar a economia. As pessoas estão perdendo seus negócios”. 

A Prefeitura de Belo Horizonte já informou que a reabertura do comércio depende do resultado dos indicadores epidemiológicos. Um dos fatores que contribuíram para a decisão do fechamento foi o aumento da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI para pacientes com Covid-19 na cidade. 

Segundo o município, somente em junho, foram abertos 232 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 81 de UTI e 151 de enfermaria. Atualmente, há 1.099 leitos para pacientes com coronavírus na cidade, sendo 798 de enfermaria e 301 de UTI.

 

*Por RAFAELA MANSUR | O TEMPO.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2 501 576 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Campo Belo - MG
Atualizado às 18h44 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

29° Sensação
12 km/h Vento
55.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias