Sábado, 28 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Gerais Reflexão Logos

Não seja governado pelas circunstâncias externas

O apóstolo Paulo nos apresenta uma palavra de esperança e perseverança mediante as tribulações e perseguições.

28/06/2020 10h58
440
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Pr. Natanael Silas
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

2Co 4:16-18: "Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."

O apóstolo Paulo nos apresenta uma palavra de esperança e perseverança mediante as tribulações e perseguições, ele fala a respeito das lutas que externamente nós sofremos ou seja aquilo que nosso corpo pode estar sujeito a sofrer, porém, ele diz que as tribulações ou mazelas que nosso corpo pode vir a sofrer não precisa afetar quem somos interiormente. Paulo declara que eu e você não podemos ser governados pelo externo, lado de fora, perseguição, luta, dificuldade, pelo contrário... as circunstâncias aparentemente pioradas que enfrentamos precisam produzir pessoas mais forte internamente, mais capazes e experientes.

Ele declara no verso 16 que corpo fraco, espírito renovado. Essa sempre foi uma verdade bíblica que não podemos nos esquecer, pois vivemos em um tempo aonde se fala do bem estar, de realizações, conquistas e satisfação humana, logo, como cristãos precisamos entender que lutas, provas, perseguições e etc, fazem parte da caminhada do povo de Deus em toda a história da humanidade. Muitos confundem crer em Deus e em nosso senhor Jesus Cristo como um passaporte para nunca mais enfrentar problemas, pelo contrário, circunstâncias aparentemente pioradas fazem parte da caminhada, porém, elas não nos definem e não governam nossa vida .

Em seguida, no verso 17, as escrituras afirmam que a leve e momentânea tribulação que nosso corpo humano ou vida nessa terra pode estar enfrentando não se compara com a esperança e a realidade que aguarda todo cristão no amanhã. Ele ainda afirma que a recompensa futura pesa mais que as lutas de hoje, ou seja, são maiores que os problemas de hoje .

Assim, então, recebemos um conselho chave no verso 18: precisamos fixar nossos olhos na esperança do amanhã, muitos estão presos ao que o presente lhe apresenta, mas isso pode ser mortal e perigoso, uma vez que ele declara que nossos olhos não podem estar nas coisas que se vêem pois elas são temporais.

Devemos estar com olhos naquilo que não se vê pois são eternas, ou seja, se eu e você quisermos vencer as perseguições e injustiças desse tempo presente precisamos ter um alvo maior: foco no que está adiante de nós. Pois o que vivemos e como vivíamos, declara o que nos tornaremos. Abraão pai da fé teve uma postura diante das circunstâncias lhe imputada como fonte de justiça, pense nisso!

Rm 4:18-22: "Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência". Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido. Em conseqüência, "isso lhe foi também creditado como justiça".

Que possamos compreender o que não é preciso ser governado pelo lado de fora, pelo corpo humano e seus flagelos.  Podemos e devemos a cada dia, independente do momento, sermos renovados internamente, porém, isso só é possível se nossos olhos estiverem focados em coisas maiores .

As vezes não desfrutamos de coisas maiores porque estamos envolvidos com coisas pequenas.

 

*Coluna Reflexão Logos. Primeira Leitura. | Texto escrito por Pr. Natanael Silas. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
REFLEXÃO LOGOS
Sobre REFLEXÃO LOGOS
Espaço dedicado a assuntos que envolvem espiritualidade. Natanael Silas Nazareth é natural de São Paulo, mas reside em Campo Belo desde 1998. Pastor Batista, pastoreia a Igreja Batista da Restauração Jardim Aeroporto. Possui especialização em Teologia pelo Seminário Cristo para as Nações de Belo Horizonte. É casado com Rosiente Santos.
Campo Belo - MG
Atualizado às 18h44 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

29° Sensação
12 km/h Vento
55.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias