Terça, 24 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Gerais Alegrai-vos!

Seja conhecida de todos os homens a vossa alegria

Alegrai-vos no Senhor, repito: Alegrai-vos! (Fl 4, 4)

28/06/2020 10h45
650
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Nathan Casarino
Alegria, alegria (Imagem: Pixabay)
Alegria, alegria (Imagem: Pixabay)

São Paulo nos deixa claro, em sua epístola aos Gálatas, que a alegria é um dos frutos do Espírito Santo:

"Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há Lei." (Gl 5, 22-23) 

No magistério dos santos da Igreja, a alegria foi sempre pauta. São Pio de Pietrelcina, nosso amado Padre Pio, um dia escreveu em uma carta a um de seus destinatários: “Sirva Jesus com gargalhadas!”. De fato, os biógrafos são unânimes ao testemunhar que o padre estava sempre de bom humor e contava piadas frequentemente.

São Francisco de Assis dizia: “O diabo se alegra, sobretudo, quando consegue tirar a alegria do coração do servo de Deus. Mas quando a alegria espiritual enche os nossos corações, a serpente derrama em vão seu veneno mortal”.

Nesse diapasão, escreve São João Bosco: “O demônio não resiste a pessoas alegres”.

Deste último santo, dizem que era especialmente alegre nos momentos mais difíceis da vida, e fundou, inclusive, “A sociedade da alegria”, um projeto para jovens de debates e livros que proporcionassem alegria a todos. De acordo com Dom Bosco, tudo o que trouxesse melancolia era proibido, inclusive a desobediência à lei do Senhor.

São Felipe Néri encarava a fé como uma roupa a ser vestida. E essa roupa era sempre de festa e alegria, dizia.

Por fim, a Palavra de Deus sempre nos encoraja a sermos alegres em qualquer situação: São Paulo vai dizer: Alegrai-vos no Senhor, repito: Alegrai-vos! (Fl 4, 4). E na primeira carta aos Tessalonicenses: “Por tudo dai graças!” (I Tess 5,18)

Neemias disse: A alegria do Senhor é a nossa força! (Ne 8,10)

Assim sendo, soa no mínimo incoerente servirmos a Deus sempre com o semblante abatido e cansado. Penso que às vezes as pessoas não despertam interesse pelo Senhor Jesus e pela Igreja porque nós não sorrimos mais. Elaboramos belas estratégias de evangelização, mas o nosso rosto não dá testemunho delas. Estamos sempre cabisbaixos, chorosos, cansados ... E a verdade é que ninguém vai querer seguir Jesus para viver assim. 

É real que o sofrimento nos visita, Jesus advertiu, não somos imunes à tristeza. Mas não pode ser real perpetuá-la dentro de nós e a adotarmos como regra de vida. Deus não nos criou para isso.

Por isso, se você está triste agora, abra teu coração e veja o que lhe diz o Senhor Jesus:

“[...] vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.” (Jo 16, 20 c).

 

*Coluna Essencial. Primeira Leitura. | Texto escrito por Nathan Casarino. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ESSENCIAL
Sobre ESSENCIAL
Esta coluna objetiva tratar de Espiritualidade e Catolicismo. O autor, Nathan Casarino, é Advogado com especialização em Direito Processual Civil. Natural de Campo Belo/ MG é também cantor, compositor e membro da Comunidade Luz e Vida, onde estuda e exerce ofícios na área de espiritualidade há 15 anos. É ainda coautor de dois livros de natureza religiosa.
Campo Belo - MG
Atualizado às 17h04 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

28° Sensação
16.6 km/h Vento
52.6% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias