Terça, 24 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Pop Art Sobre qualidades

Não é dieta, é estilo de vida

Iniciar uma dieta, já com o pensamento de que ela terminará um dia, não é um bom caminho para quem deseja ter uma qualidade de vida, nem ao menos para sustentar um novo estilo de vida. Devemos começar educando o nosso comportamento e seguir focado nesse propósito dessa mudança.

27/06/2020 13h04 Atualizada há 5 meses
394
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Polyana Martins
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

Você já deve estar cansado de ouvir a palavra dieta. É comum que ao ouvi-la logo se pense que é frescura ou vaidade, não é mesmo? Ou quando o assunto é dieta, muitas pessoas já ficam imaginando qual será a próxima modinha ou aquela dica “infalível” para se perder 5 quilos em duas semanas.

Mas você já parou para pensar que a dieta possa ser um estilo de vida? Hoje a alimentação saudável vai além da busca pelo corpo perfeito e esse hábito vem conquistando cada vez mais pessoas interessadas em mudar a sua alimentação.

Apesar de serem expressões bem parecidas, qualidade de vida e estilo de vida, tem significados opostos, e as pessoas tendem a se confundir. Mas, vamos separar as coisas por aqui, na intenção que não haja mais confusão entre esses dois termos que são frequentemente usados pela mídia.

Vamos lá! Qualidade de vida são os hábitos que os indivíduos agregam durante a sua vida, é o cuidar-se de si. Já, o estilo de vida, é o modo de vida que a pessoa escolhe seguir, de acordo com a sua natureza interior. Por exemplo, há pessoas que preferem viver de modo mais regrado, gostam da rotina, e outras que preferem viver mais livremente, sem estarem presas aos compromissos de praxe. Sintetizando, posso ter um determinado estilo de vida, mas qual qualidade eu dou a ela?

Recentemente, assisti na TV a entrevista de um cantor em que dizia que gostava mais da sua geladeira há uns anos atrás, pois como atualmente segue uma dieta, nela só tem coisa sem graça como batata doce e leite, que ainda é desnatado, aguado e sem graça. Ao ouvir tal declaração, comecei a refletir: será mesmo ruim ter um estilo de vida saudável, uma vez que faz jus cuidar do corpo e da saúde, tanto mental como física? Além disso, será que precisamos tomar medidas radicais para se viver?

Iniciar uma dieta, já com o pensamento de que ela terminará um dia, não é um bom caminho para quem deseja ter uma qualidade de vida, nem ao menos para sustentar um novo estilo de vida. Devemos começar educando o nosso comportamento e seguir focado nesse propósito dessa mudança.

Se o seu objetivo é emagrecer, o interessante seria começar essa alternância aos poucos, sem muita ansiedade e cobrança. Vá com calma, substituindo os alimentos que não são considerados bons para a saúde. Também, procure encontrar uma atividade física que combine com o seu estilo. Essa, talvez, também não seja uma escolha fácil, mas com calma você irá descobrir o que lhe agrada. Tenha em mente que, uma mudança de comportamento pode te trazer muito benefícios que vão além da questão do peso. Por isso, não deixe se levar pelo radicalismo e a autocobrança, eles podem se tornar vilões, que irão fazê-lo desanimar ao longo do processo.

Busque um estilo de vida que você conseguirá sustentar e manter por um longo tempo, escolha praticar algo que faça sentido em sua rotina. Deste modo, a transformação de seu corpo seria somente uma feliz consequência.

NÃO FAÇA DIETA, encontre o estilo de vida que você almeja ter, aquele que lhe é mais adequado, e se beneficie do bem estar que a construção do seu próprio caminho vai te proporcionar. Qual estilo de vida você escolhe ?

 

*Coluna Fora da Caixinha. Primeira Leitura. | Texto escrito por Polyana Martins. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
FORA DA CAIXINHA
Sobre FORA DA CAIXINHA
O blog possui espaço autoral de Polyana Martins, que é campo-belense e jornalista. Tem 26 anos e atua como produtora e diretora de programas na TV Canção Nova, na cidade de Cachoeira Paulista/ SP. É apaixonada por comunicação e escreverá sobre comportamento.
Campo Belo - MG
Atualizado às 17h04 - Fonte: Climatempo
27°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 27°

28° Sensação
16.6 km/h Vento
52.6% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias