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Saúde Educação Nutricional

Como sua saúde intestinal pode afetar o seu peso

As bactérias da nossa barriga podem regular nossa digestão, sistema imunológico, humor - e talvez até a perda de peso.

25/06/2020 09h15 Atualizada há 5 meses
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Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Izabela Alves
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

Um vasto ecossistema de trilhões de bactérias, conhecido como microbiota intestinal, reside dentro da nossa barriga. Uma combinação de mais de 1.000 espécies e 7.000 cepas bacterianas. Elas desempenham um papel na pré-digestão de alimentos (o que facilita que o nosso corpo realize a absorção de nutrientes) e garante que nosso sistema gastrointestinal funcione sem problemas. Além disso, eles ajudam o sistema imunológico a afastar invasores estrangeiros como o vírus influenza. De fato, cerca de 70 a 80% do nosso sistema imunológico está bem ali, na nossa barriga. E os cientistas estão percebendo que o nosso intestino pode ter ainda mais influência sobre sua saúde do que se pensava anteriormente.

Pesquisas emergentes apontam para uma conexão potencial entre cérebro e intestino sugerem que alimentos probióticos e suplementos ricos em bactérias saudáveis que o nosso corpo precisa podem um dia ser usados para ajudar a tratar a depressão. Um pequeno estudo realizado no Reino Unido em 2015 descobriu que voluntários saudáveis que consumiam prebióticos - carboidratos ricos em fibras que servem como combustível para probióticos - tinham níveis mais baixos de hormônio do estresse cortisol em sua saliva do que aqueles que não estavam tomando prebióticos e sua atenção para estímulos negativos foram semelhantes aos observados em indivíduos que tomavam medicamentos antidepressivos ou anti-ansiedade.

Nossa microbiota intestinal também pode afetar as estratégias para ganho ou perda de peso. Um estudo de 2017 do International Journal of Obesity descobriu que a presença de uma variedade diversificada de bactérias intestinais exerce efeito de proteção contra o ganho de peso. Enquanto, que falta de diversidade destas bactérias intestinais – pode estimular o desejo por junk food.

As bactérias no intestino podem ser os únicos microrganismos que você irá cultivar voluntariamente (de propósito!). Mas você será recompensado a curto prazo com a satisfação de comer uma deliciosa variedade de alimentos práticos e, a longo prazo, com os muitos benefícios que uma microbiota saudável pode trazer.

 

*Coluna Educação Nutricional. Primeira Leitura. | Texto escrito por Izabela Alves. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura. 

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Sobre EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
A coluna promove a boa nutrição de maneira leve e informativa. IZABELA ALVES é Nutricionista (UERJ) especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva (UNESA). É Mestre e Doutoranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO). Atua como Professora Universitária e realizou recentemente um Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho, em Portugal.
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