Segunda, 23 de Novembro de 2020
35 99846-1246
Gerais Reflexão Logos

Morte na Panela

Essa reflexão irá nos falar do risco de se agir precipitadamente, o perigo de trazer para nossas vida aquilo que é desconhecido ou que merecia no mínimo uma atenção antecipada para as nossas famílias, negócios, etc.

21/06/2020 09h30
357
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Pr. Natanael Silas
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

2Rs 4:38-41: "Depois Eliseu voltou a Gilgal. Nesse tempo a fome assolava a região. Quando os discípulos dos profetas estavam reunidos com ele, ordenou ao seu servo: "Ponha o caldeirão no fogo e faça um ensopado para estes homens". Um deles foi ao campo apanhar legumes e encontrou uma trepadeira. Apanhou alguns de seus frutos e encheu deles o seu manto. Quando voltou, cortou-os em pedaços e colocou-os no caldeirão do ensopado, embora ninguém soubesse o que era. O ensopado foi servido aos homens, mas, logo que o provaram, eles gritaram: "Homem de Deus, há morte na panela! " E não puderam mais tomá-lo. Então Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e disse: "Sirvam a todos". E já não havia mais perigo no caldeirão."

O profeta Eliseu foi o auxiliar do profeta Elias, e depois foi designado como seu sucessor como profeta em Israel no século 9 a.C. A história do profeta Eliseu é bastante conhecida entre os cristãos, principalmente devido aos milagres que foram realizados através de seu ministério.

Este texto o qual meditamos nele, fala a respeito de um momento em que o profeta Eliseu está reunido com alunos da escola de profetas ou seja discípulos dos profetas, homens com uma vocação ao ministério, porém a região aonde eles estavam passava por um período difícil, e havia fome naquela terra, então o profeta ao ver os alunos diante dele e com fome deu uma ordem v38b, ponha panela no fogo e façam um ensopado para estes homens, a ideia do profeta foi fantástica, foi caridosa e cheia de compaixão.

A continuidade em especial no v39 fala que um dos homens foi ao campo apanhar ervas talvez querendo melhorar o ensopado, movido pelo desejo de deixar o ensopado ainda melhor? Talvez, porém, a questão é que este homem não encontrou o que queria ou precisava no campo, e como não achou o que queria ele apanhou de uma planta desconhecida seus frutos e trouxe para a panela algo desconhecido, com aparência de saudável, com aparência de saboroso porém ao cortar e por os frutos na panela e servir aos companheiros, alguém gritou ao experimentar "Morte na panela" ó homem de Deus.

Eliseu se aproxima, pede que lhe tragam farinha, coloca farinha no ensopado agora venenoso e diz pode servir pois já não há mais morte na panela, o mal foi tirado.

Reflexão:

Eles estavam em um ambiente de ensino e aprendizado, justamente nesse ambiente a morte entrou na panela, queria que você pensasse sobre o perigo que as vezes pode se encontrar em um ambiente de fome pelo conhecimento, se não nos policiarmos a respeito do que está sendo servido podemos sim com a melhor das intenções sermos infectados por um venenos que entra disfarçado de ensino verdadeiro, cuidado com a fonte daquilo que você lê, verifique se há respaldo para aquilo que estão te falando, no meio cristão muitos tem uma vida inteira de fé ativa e próspera destruída por que começaram a se alimentar de ensino que não tem respaldo bíblico, se enchem de vãs filosofia humana que contrapõem os ensinos do evangelho, sem perceber estão trazendo morte para panela.

Já que estamos na geração digital, precisamos tomar cuidado com essa chuva de notícias, olha nos dias atuais o problema das fake news, que muitas das vezes são ingeridas como que se fossem verdades. Lembro-me de uma fake news que falaram de uma mulher, dizendo que ela era envolvida com sequestro de crianças e mexia com magia negra em Santos/ SP, em uma comunidade uma mulher foi apanhada oferecendo fruta a uma criança alguém que havia lido, se alimentado de notícia falsa gritou que era ela, apedrejaram e mataram uma mulher inocente do bairro vizinho porque dependendo daquilo que você se alimenta, você pode trazer vida ou morte.

Ao ler essa reflexão pergunte a si mesmo, será que as vezes com a melhor das intenções eu não corro o risco de estar trazendo morte para a panela? Ao abrir o coração precipitadamente, ao dar liberdade demais para quem ainda não conhece, são tantos os perigos de na intenção de melhorar as coisas podemos piorá-las.

Na intenção de ajudar o seu filho você dá um celular a ele, porém não fiscaliza com quem ele conversa, não verifica os canais no YouTube que ele entra. Entenda com as melhores das intenções: você pode trazer morte para a panela.

Ao abrir sua intimidade, ao falar as pessoas erradas que pareciam se preocupar com você a morte pode entrar na panela da Vida, do casamento, dos negócios, etc .

Talvez você que lê essa reflexão diga: errei, a morte já entrou na panela e agora? Eu digo assim como a farinha anulou o poder do veneno , existe um Deus que através do seu filho Jesus retira o poder da toxidade dos venenos da Vida de nós, foi assim desde o princípio da criação, o homem provou de algo que não deveria e a morte entrou na panela da humanidade, Jesus o pão vivo veio ao mundo e todo aquele que dele comer se livra da morte que existe na panela , nessa reflexão convido você a chamar por Jesus, trazer ele para perto da sua vida ou melhor para dentro , independente de qual seja a morte que há na panela , entenda Jesus pode mudar sua história, porém ele precisa entrar na panela como a farinha que o profeta colocou na panela.

Mt 11:28: ""Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso."

 

*Coluna Reflexão Logos. Primeira Leitura. | Texto escrito por Pr. Natanael Silas. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
REFLEXÃO LOGOS
Sobre REFLEXÃO LOGOS
Espaço dedicado a assuntos que envolvem espiritualidade. Natanael Silas Nazareth é natural de São Paulo, mas reside em Campo Belo desde 1998. Pastor Batista, pastoreia a Igreja Batista da Restauração Jardim Aeroporto. Possui especialização em Teologia pelo Seminário Cristo para as Nações de Belo Horizonte. É casado com Rosiente Santos.
Campo Belo - MG
Atualizado às 21h11 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

22° Sensação
17.5 km/h Vento
74.9% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (24/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias