Domingo, 09 de Maio de 2021
35 99846-1246
Saúde Estado Afetivo

Eu tenho ansiedade

Esse mesmo estado afetivo, no entanto, quando exacerbado, pode gerar sofrimento psíquico e prejuízo nas atividades de vida diárias.

15/06/2020 12h55
550
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Dr. Antuany Casarino Almohalha
(Imagem: Vittude Blog/ Reprodução)
(Imagem: Vittude Blog/ Reprodução)

Atualmente é muito comum ouvirmos pessoas dizerem: "eu tenho ansiedade", "eu sou ansioso". Pois bem, sentir ansiedade faz parte da natureza humana, ou seja, todos nós vivenciamos tal estado afetivo. Mas enfim, o que seria a ansiedade e quando essa sensação se torna doença?

A ansiedade por conceito literal seria: mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia, angústia. Tal definição, no entanto, é muito vaga e relaciona apenas a conotação negativa desse estado afetivo. É importante compreender que a ansiedade é um mecanismo de proteção do organismo frente a uma potencial ameaça.

Ela nos prepara para o enfrentamento, desencadeando diversas alterações fisiológicas para melhorar nosso desempenho, além de nos tornar mais alertas e ágeis: uma espécie de defesa contra o perigo. Isso porque todo cenário imprevisível, incerto ou desconhecido é interpretado pelo nosso cérebro como ameaçador gerando assim a ansiedade.

Esse mesmo estado afetivo, no entanto, quando exacerbado, pode gerar sofrimento psíquico e prejuízo nas atividades de vida diárias, ou seja, transtornos ansiosos. Apesar de todos eles possuírem um mesmo conjunto de sinais e sintomas, cada desordem de ansiedade é desencadeada por uma situação específica. Dentre elas podemos citar: o medo irracional de ser avaliado negativamente em situações sociais ou de performance nos ansiosos sociais; sensibilidade aumentada a sensações corporais relacionadas a ansiedade no Pânico; evitação de locais que possam remeter a ideia de um ataque de pânico na Agorafobia; e até mesmo a insegurança diante toda e qualquer situação futura na ansiedade generalizada. Enfim, existem diversos estímulos interpretados como ameaçadores e estressores nas desordens de ansiedade.

E como o organismo responde diante dessas situações? Diversos sintomas físicos são frequentes. Dentre eles se destacam: boca seca, coração disparado, sensação de abafamento, falta de ar, tremores, formigamentos, tonteira, vertigem, tensão muscular, náuseas e dor de cabeça. Além dos sintomas físicos também se observam: inquietação, fadiga, irritabilidade, hipervigilância, alterações na concentração e no sono, bem como o pensamento acelerado com conteúdos frequentes e recorrentes relacionados a preocupações excessivas e associados ao sofrimento antecipatório.

Diante do apresentado, é muito importante estabelecermos os limites entre a ansiedade normal e patológica. Em síntese, se a frequência, duração ou intensidade do medo em relação aos eventos estressores for desproporcional ao esperado, ou seja, maior que àquele já experimentado anteriormente em sua vida, e estiver gerando sofrimento e prejuízo estamos diante de um Transtorno de Ansiedade. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com a ansiedade e esta, em sua grande maioria, pode estar relacionada ou coexistir com a depressão e outras doenças mentais. Portanto, diante de qualquer sofrimento decorrente da ansiedade deve-se procurar a ajuda de um profissional da saúde mental.

 

*Coluna Bem Estar. Primeira Leitura | Texto escrito por Dr. Antuany Almohalha Casarino. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
BEM ESTAR
Sobre BEM ESTAR
A Coluna aborda cuidados com o corpo e a mente, bem como a mediação entre público e especialista. Dr. Antuany Casarino Almohalha é médico com atuação em Psiquiatria e Clínica Médica; Graduação em Medicina pela UFMG; Membro Aspirante da Associação Brasileira de Psiquiatria-ABP; Membro Aspirante da Associação Mineira de Psiquiatria-AMP; Membro da Associação Médica de Minas Gerais-AMMG; Perito Judicial em Conselho da Justiça Federal-CJF e Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais-TJMG.
Campo Belo - MG
Atualizado às 17h01 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

24° Sensação
7.7 km/h Vento
56.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias