Domingo, 09 de Maio de 2021
35 99846-1246
Saúde Uma teoria

Beber mais água pode te ajudar a perder peso?

A perda de peso não é o único processo corporal afetado pela hidratação adequada. A água pode ajudar a aumentar sua capacidade cerebral e regular a pressão sanguínea.

15/06/2020 12h47
197
Por: Primeira Leitura | Redação Fonte: Izabela Alves
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

Provavelmente, você já ouviu sobre um dos muitos mitos do emagrecimento: como beber água pode aumentar seu metabolismo. Mas beber mais água pode realmente levar à perda de peso? Embora cerca de 60% do seu corpo seja composto de água, o que significa que o líquido claro e sem calorias desempenha um papel em quase todas as funções corporais, não há ligação comprovada entre beber água e perder peso. Afinal, inúmeros fatores, comportamentos e predisposições podem afetar o seu peso. Dito isto, manter-se hidratado é um bom ponto de partida, se seu objetivo é boa saúde ou perda de peso.

Uma teoria sugere que beber água fria em jejum pode contribuir para um aumento metabólico temporário da termogênese ou produção de calor, já que o corpo gasta energia para aquecer o fluido até a temperatura corporal. Em teoria, quanto mais energia seu corpo gasta, mais calorias você queima em geral - mas, na prática, é provável que os efeitos sejam tão pequenos que não afetariam a queima ou o peso total de calorias.

A perda de peso não é o único processo corporal afetado pela hidratação adequada. A água pode ajudar a aumentar sua capacidade cerebral e regular a pressão sanguínea. Você sabe quanto de água deve ingerir por dia? Você provavelmente já ouviu a regra comum de "oito copos de água por dia", mas a realidade é que a quantidade de água que alguém precisa varia muito, dependendo de idade, sexo, saúde, atividade física, tendência a suar e muito mais. Cerca de 80% da ingestão recomendada de líquidos vem de água potável e bebidas, enquanto os outros 20% de alimentos ricos em água. 

Uma maneira de determinar se você está bebendo água suficiente é olhar no vaso sanitário depois de fazer xixi. Se estiver amarelo escuro, você não está bebendo água o suficiente. Uma coloração amarelo claro, quase transparente, já indica ingestão adequada de água.

 

*Coluna Educação Nutricional. Primeira Leitura. | Texto escrito por Izabela Alves. Todos os direitos reservados.

**O texto é de responsabilidade do autor e não representa a opinião do Primeira Leitura.  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
Sobre EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
A coluna promove a boa nutrição de maneira leve e informativa. IZABELA ALVES é Nutricionista (UERJ) especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva (UNESA). É Mestre e Doutoranda em Alimentos e Nutrição (UNIRIO). Atua como Professora Universitária e realizou recentemente um Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho, em Portugal.
Campo Belo - MG
Atualizado às 15h30 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 24°

24° Sensação
12.4 km/h Vento
49.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias